ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)Martins Pena foi, sem dvida,

(UFU - 2021 - 1ª fase) Martins Pena foi, sem dúvida, um pioneiro na formação do teatro brasileiro, o primeiro dramaturgo com amplo sucesso de público a abordar dilemas peculiares à nossa sociedade.

Sobre a presença das questões brasileiras na produção teatral de Martins Pena, assinale a alternativa correta.

A

O autor elaborou personagens de diferentes classes sociais brasileiras, que se cruzam ao longo da ação, mas sempre atuando em posições fixas: a elite é séria e heroica, já as figuras populares dão o alívio cômico.

B

Escrevendo no período romântico, Martins Penas considerava a construção da nacionalidade brasileira um importante objetivo de sua arte, buscando elaborar um imaginário que motivasse no público o amor à pátria.

C

Sua obra foi variada quanto ao gênero, uma vez que intercalou peças cômicas com peças dramáticas e trágicas, formando um panorama amplo não apenas do Brasil, mas da vida humana em toda sua complexidade.

D

Martins Pena captou a diversidade cultural-geográfica do país de modo que, tanto o espaço da cidade quanto o espaço rural, estão presentes em suas várias peças, servindo de modelo ao teatro urbano e ao teatro regionalista brasileiros.