ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - MEDICINA)A tarefa de perfilar Mrio d

(UFU - 2021 - MEDICINA)

A tarefa de perfilar Mário de Andrade e de abordar seu vasto legado é tão desafiadora quanto arriscada. São muitos os Mários que habitam esse Mário de Andrade difícil de apreender: enigmático, questionador, sensível, reservado, brincalhão, sério, penetrante, exigente. Os que privaram de sua intimidade o conheceram como um homem melancólico, mas também expansivo, versátil, divertido, extrovertido. Para os amigos, foi um privilégio conviver com esse homem de caráter íntegro, generoso e admirável, dotado de uma vasta e profunda cultura. Muitos de seus alunos atestaram esses traços. No mestre, conjugavam-se seriedade profissional, manifestações de espírito lúdico e respeito humano. Na presença de desconhecidos, porém, segundo depoimento de pessoas próximas e de familiares, Mário era bastante reservado. Nele conviviam Apolo e Dionísio. Inteligente e meditativo, amargurado e solitário; ora contido pela discrição e angustiado ora arrebatado e exuberante. Esses atributos passam a ser necessários para compor sua figura, ainda que as linhas do desenho sejam imprecisas.

O modo de ser múltiplo, complexo, contraditório, que Mário de Andrade externava no trato pessoal, reverbera na sua produção artística, na correspondência, em artigos de jornal, nas entrevistas, em crônicas, em conferências.

FONSECA, Maria Augusta. Um retrato do artista. In: Por que ler Mário de Andrade. São Paulo: Globo, 2013. p. 13. (Fragmento)

A) Considerando-se o fragmento acima e as referências fornecidas a respeito dele, explique em que sentido o trecho cumpre seu objetivo discursivo. Justifique sua resposta, valendo-se de informações textuais e contextuais.

B) Descreva como o processo de intertextualidade é construído no trecho.