ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021)Nos arredores do Cairo, a uns cem metr

(UFU - 2021)

Nos arredores do Cairo, a uns cem metros da Esfinge de Gizé, ostensivamente instalado defronte a ela e já fazendo parte integrante do lugar, um restaurante da cadeia Pizza Hut monta guarda, com seu logotipo vermelho piramidoide voltado para os tetraedros funerários de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Esse face a face com jeito de duelo soa como a declaração de uma guerra. Ele manifesta sem nenhuma ambiguidade a expressão de uma vontade de aniquilamento, que visa a substituir aquilo que fundamentava sobre um mistério o destino coletivo dos homens por algo diverso, mas igualmente dotado de mistério: a violenta legibilidade das marcas globalizadas.

Assim, o McDonald’s escolhe suas localizações de modo a tornar-se o emblema das cidades nas quais hoje em dia, seja onde for, a pessoa se encontra no mesmo lugar.

QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas. São Paulo: Editora Futura, 2003, p. 11. (Adaptado)

A) Com base na leitura do trecho, explique o paradoxo apresentado no último parágrafo: “hoje em dia, seja onde for, a pessoa se encontra no mesmo lugar”.

B) O primeiro parágrafo do trecho configura-se, predominantemente, como uma sequência textual descritiva. Entretanto, é possível perceber a presença de elementos linguísticos que indiciam qual é a opinião do autor a respeito da cena que descreve. Apresente um elemento linguístico que indicia a opinião do autor e justifique sua resposta.