ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)Um dos personagens centrais d

(UFU - 2021 - 1ª fase) Um dos personagens centrais de A cor púrpura, romance de Alice Walker, Albert (o Sinhô) envolve-se com várias personagens femininas da narrativa e, com cada uma delas, desenvolve relacionamentos distintos, ainda que constantemente perpassados pelo machismo.

Assinale a alternativa que apresenta de forma INCORRETA uma das relações amorosas-sexuais que Albert assume ao longo da trama.

A

Albert forçou Nettie a ir morar com ele, evidenciando sua perversidade com as mulheres, pois desejava fazê-la sua amante, mesmo sendo ela sua cunhada. Porém, Celie ajudou a irmã a fugir com uma família de missionários, que estava indo para a África.

B

Shug Avery foi o primeiro e grande amor da vida de Albert, mas ele não se casou com ela por covardia diante do preconceito da família dele, que julgou Shug uma mulher indigna, por ela ter tido filhos com Albert antes do casamento.

C

Annie Julia foi a primeira esposa de Albert, mas ele a detestava por ter sido forçado a se casar com ela. Considerando-se sua prerrogativa de homem, a maltratava com surras, traições ou, mesmo, deixando-a sem dinheiro para sustentar a casa e os filhos.

D

Albert casou-se com Celie apenas para ter a conveniência de contar com uma mulher para cuidar da casa, dos filhos e com quem fazer sexo, por isso negava o direito dela a qualquer alegria, impedindo-a por anos de receber as cartas que a irmã lhe enviava.