ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)Personagem de O cortio, o mes

(UFU - 2021 - 1ª fase) Personagem de O cortiço, o mestre de capoeira Firmo era amante de longa data de Rita Baiana, mas essa vai se envolvendo com o português Jerônimo, gerando uma disputa amorosa que movimenta a narrativa, como se vê no trecho abaixo.

Mas, lá pelo meio do pagode, a baiana caíra na imprudência de derrear-se toda sobre o português e soprar-lhe um segredo, requebrando os olhos. Firmo, de um salto, aprumou-se então defronte dele, medindo-o de alto a baixo com um olhar provocador e atrevido. Jerônimo, também posto de pé, respondeu altivo com um gesto igual. [...] E, no meio da grande roda, iluminados amplamente pelo capitoso luar de abril, os dois homens, perfilados defronte um do outro, olhavam-se em desafio. Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules, punho de quebrar um coco com um murro: era a força tranquila, o pulso de chumbo. O outro, franzino, um palmo mais baixo que o português, pernas e braços secos, agilidade de maracajá: era a força nervosa; era o arrebatamento que tudo desbarata no sobressalto do primeiro instante. Um, sólido e resistente; o outro, ligeiro e destemido, mas ambos corajosos.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s/d, p. 81-2. Disponível em: dominiopublico.gov.br.

Para compor Firmo, Aluísio de Azevedo observou de perto os capoeiristas cariocas do final século XIX, que tinham presença marcante na vida da cidade desde então. Em 1962, Vinícius de Moraes e Baden Powell compuseram o afro-samba “Berimbau” também tratando do universo da capoeira.

BERIMBAU

Quem é homem de bem
Não trai!
O amor que lhe quer
Seu bem!
Quem diz muito que vai
Não vai!
E assim como não vai
Não vem!...

Quem de dentro de si
Não sai!
Vai morrer sem amar
Ninguém!
O dinheiro de quem
Não dá!
É o trabalho de quem
Não tem!
Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará*...

MORAES, Vinícius de; POWELL, Baden. In: Vinícius & Odette Lara (1963). Intérprete: Vinícius de Moraes. Rio de Janeiro: Universal Music, 2013. Compact Disc.

* Camará: corruptela de camarada, termo típico da capoeira, indica o companheiro de roda; parceiro, amigo.

Assinale a alternativa que NÃO estabelece uma comparação entre a representação da capoeira ao longo do enredo de O cortiço e da canção “Berimbau”.

A

Nas duas obras, o capoeirista é exaltado como um herói brasileiro, com os autores demonstrando sua admiração diante dos valores da capoeiragem.

B

Nas duas obras, o capoeirista assume um aspecto trágico e passional, pois encarna a violência do sentimento amoroso, que ultrapassa o controle da razão.

C

As duas obras assinalam o caráter de batalha que a capoeira possui, conferindo traços épicos à luta por sobrevivência e ao espírito de resiliência do capoeirista.

D

As duas obras assinalam que, na capoeira, a agilidade dos movimentos, a criatividade no combate e a dissimulação são mais importantes do que a força física.