ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - MEDICINA)A obra de Martins Pena foi

(UFU - 2021 - MEDICINA) A obra de Martins Pena foi uma das pioneiras em representar a malandragem carioca, fenômeno complexo, cuja figura central (o malandro) se coloca nas fronteiras entre o certo e o errado. Uma das teses elaboradas para explicar a malandragem associa seu surgimento à existência, sobretudo no Rio de Janeiro imperial, de muitos homens livres pobres, numa sociedade em que o trabalho braçal era reservado aos escravos

Pobre e indisponível para o trabalho duro, o malandro forjava estratagemas diversos para obter recursos que lhe permitissem a sobrevivência e mesmo, num golpe de sorte, galgar as posições dominantes da sociedade. Como ensina o ditado popular: “Malandro é o cavalo marinho, que finge que é peixe pra não puxar carroça”.

A partir dessas reflexões e do ditado popular referido, assinale a alternativa que associa corretamente as personagens de O noviço em sua relação com as ambivalências da malandragem.

A

Rosa vive de pequenos golpes, aos quais teve de recorrer após ter sido abandonada pelo marido desonesto. Malandra simpática, ela faz o público rir com sua astúcia, mas seu bom coração não lhe permite explorar os mais necessitados: rouba dos ricos só o suficiente para seguir levando sua modesta vida de trambiqueira.

B

Carlos é um malandro de bom caráter, suas espertezas são colocadas como travessuras de juventude, fáceis de perdoar, já que ele precisa sair do convento e assim obter recursos mínimos para se casar com Emília. Depois de casado, com acesso à herança da amada, ele sossega e se torna um respeitável pai de família.

C

Ambrósio é um malandro perverso, que usa sua lábia com as mulheres para conseguir um casamento vantajoso, aspirando se tornar um grande senhor, sem precisar pegar no pesado. Egoísta ao extremo, não se preocupa se suas artimanhas prejudicarão outras pessoas, desde que o resultado advenha em seu benefício.

D

José é o típico criado das comédias de costume, leal à família para a qual trabalha, vale-se de sua esperteza para elaborar várias trapaças que, no entanto, têm a boa intenção de desarmar o golpe do baú de que Florência foi vítima. Auxiliando Carlos, ele arma a maior parte do jogo de enganos que movimenta a trama.