ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - 1 fase)Vamos falar direto que aqui a

(UFU - 2021 - 1ª fase) Vamos falar direto que aqui a gente pode: as (e os, claro) professoras conscientes deste Brasil, estão loucas para abordar o tema Ética na sala de aula. E muita gente está fazendo isso, na escola ou em casa, no trabalho ou no lazer, até porque é impossível escapar do assunto.

Minhas colegas de trabalho, eu que ando de escola em escola, mais rouco que vocês de tanto insistir que sem Ética não dá, acabei fazendo uma série de poemas sobre a dita cuja, atualmente dita suja.

Esses poemas viraram um livro que sai em breve pela Editora FTD, com o título Ética é uma barra, Ética é uma farra.

Que é uma barra discutir (e incutir) conceitos éticos em alunos capazes de se interessar pelo meio ambiente, mas incapazes de não jogar papel de chiclete ou latinha de refrigerante nas ruas e calçadas, vocês já sabem.

A farra vem de não colocar a solenidade, a pompa, a mentira, a dissimulação em tão espinhosa e urgente temática. Ética é coisa do dia-a-dia, tão importante e necessária como usar camisinha, não colar nas provas ou recolher o cocô do cachorrinho de estimação.

TAVARES, Ulisses. Ética: o que fazer com isso? Discutindo Literatura. Ano 1, n. 6. São Paulo: Escala Educacional, s.d., p. 20. (Adaptado)

No trecho, publicado em revista, é possível perceber a presença de marcas linguísticas, negritadas no texto, que o aproximam

A

do registro didático.

B

do discurso humorístico.

C

da manifestação política.

D

da modalidade oral da língua.