ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - MEDICINA)Um dos protagonistas de O c

(UFU - 2021 - MEDICINA) Um dos protagonistas de O cortiço, romance de Aluísio de Azevedo, João Romão é descrito, desde o início da narrativa, como uma pessoa cuja vida é focada em acumular riquezas: “Proprietário e estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se à labutação ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações.”

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s/d, p. 2. Disponível em http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/cortico.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

Sobre a forma pela qual a ambição do personagem João Romão é desenvolvida no enredo, assinale a afirmativa correta.

A

Investindo no mercado de moradia popular, João Romão enriquece até obter um título de nobreza e ser aceito na alta sociedade, a narrativa ironiza, assim, a fortuna obtida a partir da exploração das camadas mais pobres.

B

Trabalhador incansável e homem de grande tino comercial, João Romão enriquece devagar, mas, sempre, valendo-se de seu esforço digno, o que se contrapõe às espertezas dos malandros que vivem no cortiço.

C

João Romão é figura ambígua que, na juventude, recorre a pequenos trambiques para enriquecer, mas se adequa às normas da sociedade à medida que atinge um patamar financeiro que o insere nas altas rodas.

D

Tendo enriquecido pelo trabalho, João Romão é desprezado como “novo rico” na aristocracia tradicional carioca, motivo pelo qual ele teve de abandonar sua amada Bertoleza para se casar com a filha de um nobre.