Gabarito UNIOESTE - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2019Redação

PROPOSTA 2 Redija um ARTIGO DE OPINIÃO para ser publicado no site g1.globo.com, abordando a temática: USO DE AGROTÓXICOS: NECESSIDADE REAL OU BUSCA POR MAIS LUCRO? Uma comissão especial de deputados aprovou, em primeira instância, o projeto que regulamenta o uso de agrotóxicos no Brasil. Pelo texto, o que hoje é agrotóxico passaria a se chamar pesticida. O controle de registros, atualmente, é feito por três órgãos: Ministério da Saúde, Ibama e Ministério da Agricultura. Pela proposta, esse processo seria unificado, apenas, sob o comando do Ministério da Agricultura. Deputados que defendem o projeto argumentam que ele vai modernizar os procedimentos. A lei atual é de 30 anos atrás, nós temos que atualizar, não só modernizar, mas temos que atualizar, mudando algumas coisas. A agricultura precisa de modernização, a agricultura, durante esses 30 anos, evoluiu muito, disse o relator. (Adaptado de http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/06/comissao-da-camara-aprovaprojeto-que-regulamenta-uso-de-agrotoxicos.html, acesso em 26/09/2018) Em 1962, a bióloga Rachel Carson decidiu tornar públicos seus estudos, feitos durante quatro anos e meio, sobre as sérias consequências na saúde humana do DDT (diclorodifeniltricloretano), inseticida até então muito usado. Carson mexeu num vespeiro, quando deixou no ar, pela primeira vez, a pergunta: o que vale mais? O lucro que se obtém com plantações sem pragas e cheias de substâncias tóxicas, ou a saúde das pessoas que serão impregnadas por elas? (Adaptado de: https://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/projeto-de-lei-sobreagrotoxicos-o-pl-do-veneno-poe-o-lucro-acima-da-saude-das-pessoas.ghtml, acesso em 26/09/2018) (Imagem retirada do site: http://metanoverde.blogspot.com/2015/01/como-fazer-pararetirar-os-agrotoxicos.html, acesso em 26/09/2018)

Questão
2019Redação

PROPOSTA 1 Escreva um COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO, para ser publicado na REVISTA GALILEU, sobre a temática a seguir. Lembre-se de que você deverá apresentá-la e interpretá-la criticamente. NÓS NOS PREOCUPAMOS MAIS COM NOSSOS SEMELHANTES OU COM OS ANIMAIS? No fim de 2013, uma pesquisa feita pelo Ibope com mais de 10 mil pessoas revelou que 80% dos internautas brasileiros têm um animal de estimação em casa. O que mais chama atenção na pesquisa é o valor gasto por mês com os animais: em média, R$ 100 por mês. Esses números provam o óbvio, isto é, os animais de estimação fazem parte da nossa vida [...]. Psicólogos da Universidade Georgia perguntaram para 573 pessoas quem elas salvariam em um cenário hipotético que dava chance de apenas um dos dois sobreviver: cão ou humano. Segundo os pesquisadores, dois fatores são levados em conta nesse momento de decisão. Primeiro: quem é a pessoa em perigo? O resultado mostrou que, se a pessoa em perigo fosse um desconhecido, ela perderia a vida para um cachorro. Segundo: quem é o cão em perigo? 40% dos entrevistados responderam que salvariam seu animal de estimação em vez de um turista estrangeiro. (Adaptado de Fernando Bumbeers. Revista Galileu. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2015/04/por-que-gostamos-mais-de-pets-do-que-deoutras-pessoas.html, acesso em 26/09/2018).

Questão
2019Sociologia

(Unioeste 2019) O filósofo francês, Michel Foucault, ao iniciar os estudos sobre arquitetura hospitalar na segunda metade do século XVIII, percebeu que grande parte dos projetos arquitetônicos tinham como característica uma centralização do olhar voltada para indivíduos, corpos e coisas. Segundo Foucault, os modelos arquitetônicos seguiam os princípios formulados por Jeremy Bentham em sua obra O Panopticon, publicada no final do século XVIII. Foucault encontrou o mesmo princípio do panopticon na arquitetura das escolas, nos hospitais e, sobretudo, nos grandes projetos prisionais do início do século XIX. Em 1975, ele retoma o tema em sua obra Vigiar e Punir, quando se refere ao tema da tecnologia de poder e o da vigilância no sistema prisional. Sobre o panopticon, é CORRETO afirmar.

Questão
2018Física

Considere um espelho esférico, côncavo e Gaussiano com raio de curvatura R = 40 cm.Um objeto se desloca ao longo do eixo principal que passa pelo vértice do espelho, se afastando do mesmo com velocidade constante de 5,0 cm/s.No instante t = 0 s,o objeto se encontra a 60 cmde distância do vértice do espelho. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o instante no qual a imagem do objeto se aproximou 5,0 cmdo vértice do espelho.

Questão
2018Filosofia

(Unioeste 2018) Considerando-se o seguinte fragmento de Maquiavel, indique qual das alternativas abaixo está CORRETA. Um príncipe prudente deve, portanto, conduzir-se de uma terceira maneira escolhendo no seu Estado homens sábios, e só a esses deve dar o direito de falar-lhe a verdade a respeito, porém apenas das coisas que ele lhes perguntar. Deve consultá-los a respeito de tudo e ouvir-lhes a opinião e deliberar depois como bem entender e com conselhos daqueles; conduzir-se de tal modo que eles percebam que com quanto mais liberdade falarem, mais facilmente as suas opiniões serão seguidas (MAQUIAVEL, 1973, p. 105).

Questão
2018Biologia

(Unioeste 2018) Em 1908, dois matemáticos G.H. Hardy e W. Weinberg comprovaram, teoricamente, o que aconteceria com a frequência de dois alelos (A e a)na ausência de fatores evolutivos. A partir desta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2018Física

Um semáforo, em equilíbrio estático, está instalado em uma via urbana, e é sustentado por uma haste horizontal fixa em um poste vertical e por um cabo com inclinação de 30conforme a figura abaixo. Em relação à distribuição e intensidade das forças que atuam no ponto X,é CORRETO afirmar:

Questão
2018Filosofia

(UNIOESTE 2018) O filósofo alemão Immanuel Kant formulou, na Crítica daRazão Pura, uma divisão do conhecimento e acesso da razão aos fenômenos. Fenômenos não são coisas; eles nomeiam aquilo que podemos conhecer das coisas, através das formas da sensibilidade (Espaço e Tempo) e das categorias do entendimento (tais como Substância, Relação, Necessidade etc.). Assim, Kant afirma que o conhecimento humano é finito (limitado por suas formas e categorias). Como poderia haver, então, algum conhecimento universalmente válido? Ele afirma que tal conhecimento se formula num juízo sintéticoa priori. Juízos são afirmações; o adjetivo sintéticos significa que essas afirmações reúnem conceitos diferentes; a priori, por sua vez, indica aquilo que é obtido sem acesso à experiência dos fenômenos, antes deles e para que os fenômenos possam ser reunidos em um conhecimento que tenha unidade e sentido. Com base nisso, indique a alternativa CORRETA.

Questão
2018Biologia

(Unioeste 2018) Os alimentos fornecem aos organismos a energia necessária para a realização de seus processos celulares e metabólicos. Também são fontes de matéria-prima para o desenvolvimento e manutenção do organismo. A digestão é um processo fisiológico a partir do qual os alimentos são reduzidos a pequenas partículas absorvíveis e disponíveis para a utilização metabólica. Considerando-se o processo da digestão e a estrutura do sistema digestório dos organismos, é CORRETO afirmar que

Questão
2017Biologia

Durante uma prova de Biologia, Joana recebeu uma lâmina histológica para analisar em microscópio. As seguintes características foram observadas e anotadas por Joana: presença de células cilíndricas, ramificadas, com 1 ou 2 núcleos centrais, com estriações transversais e presença de discos intercalares. A partir destas observações, pode-se dizer que o tecido presente na lâmina está

Questão
2017Português

(Unioeste 2017) Em Terras do sem fim, quem é a personagem que, caracterizada peloengrandecimento, aparece no romance através de histórias marcadas pela superstição, violência e desonestidade: venda da alma ao diabo, tocaia interesseira e mortes bárbaras: cortara-lhe as orelhas, a língua, o nariz e os ovos?

Questão
2017Química

A espectrofotometria na regio do ultravioleta-visvel (UV-vis) uma tcnica muito til na determinao quantitativa, pois existe uma relao linear, dada pela Lei de Beer, entre a concentrao de um analito (c) e a absorbncia do mesmo (A). Esta relao dada pela expresso matemtica A =.b.conde uma constante denominada absortividade molar, b o caminho ptico, em cm , e c a concentrao em mol.L-1 De uma amostra, retirou-se uma alquota de 1 mL, que foi diluda a 100 mL. Desta soluo, retirou-se uma alquota cuja absorbncia lida no equipamento foi de 0,4. Determine a concentrao da amostra inicial, em mol.L-1considerando-se que o caminho ptico foi de 1 cm e = 4x104L.cm-1.mol-1​​​​​​​.

Questão
2017Biologia

(UNIOESTE - 2017) De acordo com as alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

Questão
2017Biologia

(Unioeste 2017) O processo de fotossntese consiste, basicamente, na produo de compostos orgnicos a partir do CO2e O2utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas. Em relao fotossntese nos vegetais, so feitas as seguintes afirmativas: I. A energia luminosa solar captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b; II. Quanto maior a concentrao de CO2e a intensidade luminosa, maior ser a taxa fotossinttica; III. O nico fator limitante do processo a energia luminosa, uma vez que o processo no ocorre na ausncia de luz; IV. O ponto de compensao ftico corresponde intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossntese e de respirao se equivalem. So VERDADEIRAS as afirmativas

Questão
2017Biologia

(UNIOESTE - 2017) Durante uma aula de Botnica, a fim de destacar a importncia de vrios produtos de origem vegetal, um professor de Biologia ressaltou que: - do caule tuberoso da batata retiram-se vrios produtos importantes para a alimentao, ricos principalmente em AMIDO; - dos caules de rvores como mogno, cedro, peroba, jacarand, pinho, imbuia, ip etc., retira-se uma grande variedade de MADEIRAS; - do caule do sobreiro extrada a grossa camada externa, conhecida como CORTIA; - do caule da coroa-de-Cristo pode ser extrado o LTEX, o qual apresenta potencial efeito moluscicida. Os produtos acima mencionados pelo professor e destacados no texto AMIDO, MADEIRAS, CORTIA e LTEX esto associados a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:

NOVIDADES
Kuadro