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Questões - FUVEST | Gabarito e resoluções

Questão 1
2024Matemática

(FUVEST - 2024) Um mbile matemtico uma figura que simula mbiles fsicos. Ela formada por segmentos de reta e figuras planas com valores numricos racionais positivos, de forma a buscar um equilbrio. A figura 1 ilustra um mbile bsico matemtico. Para ele estar em equilbrio, os valores devem cumprir as equaes e . Quando no aparecem valores para as letras a e b, significa que ambas valem 1. Um mbile pode ser composto por diversos mbiles bsicos, como a figura 2. Note que, nele, tem-se , mantendo o mbile em equilbrio. Considerando os mbiles I, II e III, apresentados na folha de respostas, responda ao que se pede: a) Complete o mbile I, preenchendo as formas geomtricas vazias com os valores que faltam para que ele esteja em equilbrio. b) Determine para que o mbile II esteja em equilbrio. c) Complete o mbile III, preenchendo as formas geomtricas vazias com os valores que faltam para que ele esteja em equilbrio.

Questão 1
2024Português

(FUVEST - 2024) Considere o anncio jornalstico e os comentrios do X (antigo Twitter) para responder questo. a) O anncio da abertura de um caf no Museu da Lngua Portuguesa causou muita agitao nas redes sociais. Considerando os comentrios retirados do antigo Twitter, como se caracteriza a postura dos usurios em relao reportagem e ao prprio idioma? b) Os comentrios apresentados revelam o registro informal da lngua. Identifique dois exemplos de registros informais e explique de que maneira colaboram para a construo de sentido do texto.

Questão 1
2024Redação

(FUVEST - 2024) Considerando as ideias apresentadas nos textos e tambm outras informaes que julgar pertinentes, redija uma dissertao em prosa, na qual voc exponha seu ponto de vista sobre o tema: Educao bsica e formao profissional: entre a multitarefa e a reflexo. Instrues: A dissertao deve ser redigida de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. Escreva, no mnimo, 20 linhas, com letra legvel, e no ultrapasse a quantidade de linhas disponveis na folha de redao. Texto 1 A multitarefa no uma capacidade para a qual s seria capaz o homem na sociedade trabalhista e de informao ps-moderna. Trata-se antes de um retrocesso. A multitarefa est amplamente disseminada entre os animais em estado selvagem. Trata-se de uma tcnica de ateno, indispensvel para sobreviver na vida selvagem. Um animal ocupado no exerccio da mastigao de sua comida tem de ocupar-se ao mesmo tempo tambm com outras atividades. Deve cuidar para que, ao comer, ele prprio no acabe comido. Ao mesmo tempo tem de vigiar sua prole e manter o olho em seu(sua) parceiro(a). O animal no pode mergulhar contemplativamente no que tem diante de si, pois tem de elaborar ao mesmo tempo o que tem atrs de si. No apenas a multitarefa, mas tambm atividades como jogos de computador geram uma ateno ampla, mas rasa, que se assemelha ateno de um animal selvagem. Byung-Chul Han, Sociedade do cansao. Adaptado. Texto 2 Educar para o cio significa ensinar a escolher um filme, uma pea de teatro, um livro. Ensinar como pode estar bem sozinho, consigo mesmo, significa tambm se habituar s atividades domsticas e produo autnoma de muitas coisas que at o momento comprvamos prontas. Ensinar o prazer do convvio, da introspeco, do jogo e da beleza. Inculcar a alegria. A pedagogia do cio tambm tem sua prpria tica, sua esttica, sua dinmica e suas tcnicas. E tudo isso deve ser ensinado. O cio requer uma escolha atenta dos lugares justos: para se repousar, para se distrair e para se divertir. Portanto, preciso ensinar aos jovens no s como se virar nos meandros do trabalho, mas tambm pelos meandros dos vrios possveis lazeres. Significa educar para a solido e para o convvio, para a solidariedade e o voluntariado. Significa ensinar como evitar a alienao que pode ser provocada pelo tempo livre, to perigosa quanto a alienao derivada do trabalho. H muito o que ensinar! Domenico de Masi. O cio criativo. Texto 3 Analisar as diferenas entre a educao escolar indgena e a educao escolar convencional no Brasil foi o ponto de partida do trabalho feito pelos pesquisadores Aline Abbonizio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Elie Ghanem, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (FEUSP). Dois fatos me impressionaram especialmente na comunidade em que pesquisei, alm do grande valor atribudo escola como fator de fortalecimento da lngua e da cultura daquele povo, a acentuada integrao entre as atividades escolares e as prticas comunitrias. No h tempos rgidos, no h horrios fixos nem se seguem disciplinas escolares. As atividades da escola obedecem a um ritmo sereno e envolvem tarefas de manuteno dos costumes, incluem tanto a roa quanto o artesanato ou a coleta de produtos da mata, relata Ghanem. https://www4.fe.usp.br/pesquisa-da-feusp-analisa-diferencas-entre-educacao-indigena-e-convencional. Adaptado. Texto 4 Texto 5 Texto 6 Texto 7

Questão 1
2024Física

(FUVEST - 2024) Um estudo recente feito por pesquisadores do Caltech(1) mostrou que, desde o incio do sculo XXI, o volume de gelo acumulado no oceano rtico durante o inverno diminuiu em cerca de 6000 km3 , reduo em grande parte impulsionada pela mudana na espessura do gelo, passando de um padro denominado plurianual para outro padro conhecido como gelo marinho sazonal. Segundo os autores do estudo, o gelo mais antigo e plurianual tende a ser mais espesso e, portanto, seu derretimento mais demorado. medida que esse reservatrio de gelo antigo marinho do rtico se esgota e o gelo sazonal passa a predominar, espera-se que a espessura e o volume globais do gelo marinho do rtico diminuam. a) Estime, em kg, o acrscimo na massa de gua no oceano devido ao degelo no rtico desde o incio do sculo XXI. b) Sabendo que a rea do oceano rtico de aproximadamente , se todo esse gelo perdido formasse uma camada sobre a superfcie desse oceano, qual seria a espessura dessa camada? c) Estime a mnima quantidade de energia (em joules) para derreter completamente uma tonelada de gelo inicialmente a uma temperatura de -20C. Note e adote:Propriedades do gelo (plurianual ou sazonal): Densidade = 0,92 g/cm3 Calor especfico = J/kg.C Calor latente de fuso = (1) Sahra Kacimi et al, Arctic snow depth, ice 3/4 thickness and volume from ICESat‐2 and CryoSat‐2: 2018‐2021, Geophysical Research Letters (2022). DOI: 10.1029/2021GL097448

Questão 1
2024Geografia

(FUVEST - 2024) O Censo Demogrfico do ano de 2022, do IBGE, revela que h 1.327.802 (0,65% da populao total do pas) de indivduos que pertencem a uma comunidade tradicional em todo o pas. A maior parte dessa populao, 68,2% (905 mil pessoas), vive nos estados do Nordeste brasileiro. Ao todo, os territrios desse grupo esto em 1.696 municpios. O estado da Bahia a Unidade da Federao com maior quantidade de pessoas, com 29,90% da populao, em seguida, vem o Maranho, com 20,26% dessa populao. a primeira vez ao longo dos levantamentos censitrios que este dado includo. Disponvel em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/. Adaptado. a) Indique a qual comunidade tradicional o texto faz referncia. b) Aponte dois fatores que contribuem para a presena de 68,2% desse grupo na regio Nordeste do Brasil. c) Indique e explique um fator que contribui para a reduo das reas ocupadas por essas comunidades no Brasil atual.

Questão 1
2024Química

(FUVEST - 2024) O cido fosfrico (H3PO4) um importante produto qumico usado na produo de fertilizantes, detergentes e na indstria alimentcia. A produo de H3PO4 pode ocorrer por dois processos distintos. No processo mido, faz-se reagir rocha fosftica (Ca5(PO4)3F) com cido sulfrico. Outra opo oxidar o fsforo elementar (P4) com oxignio gasoso para formar o P4O10 e, em seguida, reagir essa espcie com gua formando o cido fosfrico. a) Considerando Ca5(PO4)3F e P4O10, qual das duas espcies possui o maior teor de P em massa? Justifique a sua resposta mostrando os clculos. b) Apresente, na tabela da folha de repostas, a equao da reao global balanceada para a produo de cido fosfrico a partir do P4 e o nmero de oxidao do fsforo no reagente e no produto. c) Um volume de 10 mL de um refrigerante previamente desgaseificado foi adicionado em um balo volumtrico de 50 mL, que foi completado com gua destilada. Essa soluo foi analisada e obteve-se uma concentrao de 0,2 g/L de cido fosfrico. Considerando que o valor mximo de cido fosfrico permitido em refrigerantes de 0,07 g para cada 100 mL, a concentrao de cido fosfrico nesse refrigerante encontra-se dentro do limite permitido pela legislao? Justifique a sua resposta mostrando os clculos. Note e adote: Massas molares (g/mol): Ca5(PO4)3F = 504; P4O10 = 284; P = 31

Questão 1
2024Português

(UNESP - 2024) Para responder s questes de 01 a 05, leia a crnica Despedida, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), publicada originalmente no Jornal do Brasil em 05.06.1971, e a resposta de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), o Pel, publicada no mesmo jornal em 29.06.1971. Pel despede-se em julho da Seleo Brasileira. Decidiu, est decidido. Querem que ele continue, mas sua educao esportiva se dilata em educao moral, e Pel d muito apreo sua palavra. Se atender aos apelos, ficar bem com todo o mundo e mal consigo. Pel no quer brigar com Pel. No abandonar de todo o futebol, pois continuar jogando pelo seu clube. No vejo contradio nisto. Faz como um grande proprietrio de terras, que trocasse a fazenda pela miniatura de um stio: continua a ter guas, plantas, criao, a mesma luminosidade das horas menos a imensido, que acaba cansando. Ou como o leitor de muitos livros, que passasse a ler um s que contm o resumo de tudo. Pel quer cultivar sua vida a seu gosto, ele que a vivia tanto ao gosto dos outros. Sua municipalizao voluntria me encanta. No s pelo ato de sabedoria, que sair antes que exijam a nossa sada. Uma atitude destas indica mais cautela do que desprendimento. pelo ato de escolha de escolher o mais simples, envolvendo renncia e gentileza. As massas brasileiras e internacionais no podero cham-lo de ingrato, pois continuaro a v-lo, aqui e no estrangeiro, em seu jogo de astcia e arte. Mas ele passar a jogar como particular, um famoso incgnito, que no aspira s glrias de um quarto campeonato mundial. E com isso, dar lugar a outro, ou a outros, que por mais que caprichassem ficavam sempre um tanto encobertos pela sombra de Pel a sombra de que espontaneamente se desfaz. Bela jogada, a sua: a de no jogar como campeo, sendo campeonssimo. (Carlos Drummond de Andrade. Quando dia de futebol, 2014.) Estou comovido. Entre tantas coisas que dizem a meu respeito, generosas ou menos boas, suas palavras tiveram a rara virtude de se lembrarem do homem, da pessoa humana que quero ser, demonstrando compreenso e carinho por essa condio fundamental. Recortei sua crnica, no porque fala de mim, mas porque traduz, no primor de seu estilo, um apoio que me incentiva e me conforta. (Pel apud Carlos Drummond de Andrade. Quando dia de futebol, 2014.) De acordo com Drummond, Pel

Questão 1
2024História

(FUVEST - 2024) O castelo que se tornou personagem mtica da sociedade medieval e da civilizao europeia foi o castelo medieval. [...] Desde a Idade Mdia, ele s vezes era confundido com o palcio, mas preciso distingui-lo com cuidado na histria da realidade e do mito. O palcio apresenta duas caractersticas especficas que o diferenciam do castelo medieval. Primeiro, trata-se essencialmente de uma residncia real, ou pelo menos principesca, ao passo que o castelo medieval pertence a um simples senhor, embora os reis possam ter construdo castelos medievais enquanto senhores. Alm disso, das duas funes essenciais do castelo, a militar e a residencial, esta ltima que o palcio privilegia, ao passo que o castelo medieval privilegia a primeira. LE GOFF, Jacques. Heris e maravilhas da Idade Mdia. Petrpolis: Vozes, 2009, p. 89-90. a) Cite uma funo, mencionada no excerto, do palcio medieval. b) Indique dois elementos da imagem que permitam caracterizar a edificao como castelo. c) Como a nfase militar dos castelos senhoriais se relaciona com a estrutura poltica dos reinos medievais?

Questão 1
2024Português

(FUVEST - 2024) TEXTO PARA AS QUESTES 01 E 02 Tempo de nos aquilombar tempo de caminhar em fingido silncio, e buscar o momento certo no grito, aparentar fechar um olho evitando o cisco e abrir escancaradamente o outro. tempo de fazer os ouvidos moucos para os vazios lero-leros, e cuidar dos passos assuntando as vias, ir se vigiando atento, que o buraco fundo. tempo de ningum se soltar de ningum, mas olhar fundo na palma aberta a alma de quem lhe oferece o gesto. O laar de mos no pode ser algemas, e sim acertada ttica, necessrio esquema. tempo de formar novos quilombos, em qualquer lugar que estejamos e que venham dias futuros, salve 2020 A mstica quilombola persiste afirmando: a liberdade uma luta constante. Conceio Evaristo. Jornal O Globo, 31/12/2019. O verso tempo de formar novos quilombos um exemplo de

Questão 2
2024Química

(FUVEST - 2024) A intolerncia lactose uma condio causada pela incapacidade de digerir a lactose, que o acar do leite. Essa condio impede a quebra da lactose em dois monossacardeos os ismeros glicose e galactose. Para verificar essa condio, pode-se administrar lactose ao paciente e acompanhar a concentrao de glicose no seu sangue (glicemia) ao longo do tempo. a) Na folha de respostas, apresentada uma curva que representa a glicemia ao longo do tempo de um paciente capaz de digerir a lactose. Esboce, na mesma figura, a curva esperada em um exame positivo para intolerncia lactose, partindo-se da mesma glicemia inicial. Produtos chamados zero lactose so tratados com lactase na sua produo. A lactase a enzima que transforma lactose em glicose e galactose de forma a mitigar o efeito da lactose no organismo. A seguir, so apresentas tabelas nutricionais para o mesmo leite, nas verses no tratado e tratado apenas com lactase. b) Qual massa de glicose, em gramas, deveria ser informada na tabela nutricional do leite zero lactose? Justifique a sua resposta. c) A quebra da lactose em galactose e glicose, ilustrada a seguir (I), ocorre de forma semelhante quebra da sacarose, que produz glicose e frutose (II). Considerando o esquema, complete, no espao reservado na folha de respostas, a estrutura da sacarose.

Questão 2
2024Geografia

(FUVEST - 2024) Em agosto de 2023, ocorreu a Cpula de Johanesburgo, na frica do Sul. Entre os principais assuntos, destacou-se o debate sobre a ampliao dos pases integrantes dos BRICS. O quadro a seguir traz informaes importantes sobre alguns dos pases interessados em ingressar no grupo: A partir dos dados e de seus conhecimentos sobre o tema, responda: a) Conceitue BRICS. b) Considerando os dados apresentados, indique duas vantagens econmicas, aos atuais pases membros, decorrentes da ampliao dos BRICS. c) Cite e explique uma mudana geopoltica que a ampliao dos BRICS poderia trazer para a atual ordem mundial.

Questão 2
2024Física

(FUVEST - 2024) No manual de instalao de um filtro de torneira, consta a seguinte mensagem: a) Calcule a fora sobre um tampo de vedao colocado na ponta de um cano de 40 mm de dimetro se a presso da gua no interior do cano neste local de 100 kPa. b) Considere que uma torneira esteja instalada no 4 andar de um prdio de 12 andares (ponto B) e esteja conectada a uma caixa dgua localizada na laje desse prdio (ponto A), conforme a figura. Calcule a distncia vertical ℎ e a diferena de presso entre os pontos B e A. c) Para um filtro instalado em um apartamento de outro andar (sem o redutor de vazo), verifica-se que o tempo para encher um copo de 240 mL de 5 s. Dado que o dimetro da sada do filtro de 4 mm, calcule a velocidade da gua na sada do filtro (em m/s). Note e adote: A altura padro de cada andar de um prdio de 3 metros. Considere a gua como um fluido ideal com densidade de 1000 kg/m3 . A vazo de um fluido em regime de fluxo constante dada pelo produto da velocidade do fluido pela rea da seo reta do tubo de escoamento. Acelerao da gravidade (g) = 10 m/s2 Considere .

Questão 2
2024Português

(FUVEST - 2024) Leia o texto para responder questo. Tudo que nos acontece, especialmente nesta era da (Des)Informao, pode ser sintetizado pelas imagens que passam, cleres, pela internet, com destaque para as que esto nas redes sociais. Os textos vo ficando cada vez mais curtos, os vdeos, minsculos, porm, mais numerosos e cheios de efeitos. As fotos, cada vez mais sofisticadas, mais ntidas ou elaboradas com tcnicas de inteligncia artificial, fazem com que duvidemos do que vemos, o que nos torna cada vez mais incrdulos e inseguros daquilo que nos acontece. Quem no se chocou com as imagens de destruio dos prdios dos Trs Poderes brasileiros por conta do ataque de vndalos no dia 8 de janeiro? E o que dizer das fotos e vdeos dos Yanomami, exibindo o descaso, o descuido, a crueldade, o genocdio em curso, como j afirmam as diversas instituies responsveis pelos direitos humanos no Brasil e no mundo? Muitos de ns realmente ficamos sem palavras, e no porque uma imagem vale mais do que mil palavras, mas sobretudo porque ainda h quem questione se estamos vendo o que estamos vendo e, o que mais preocupante, saindo em defesa ou contrapondo essas imagens com outras, fakes e eivadas de teorias conspiratrias. Olhar, no mundo em que vivemos, mais do que nunca buscar e fabricar uma significao. Nesses tempos em que reinam a desinformao e as teorias conspiratrias, ter olhos de ver mais um dos desafios que temos de enfrentar no nosso cotidiano, especialmente se estamos nas mdias sociais. Est cada dia mais complicado pensar sobre o que vemos. Januria Cristina Alves. Uma imagem sempre muito mais do que uma imagem. 02/02/2023. Disponvel em https://www.nexojornal.com.br/. Adaptado. a) Qual o significado no texto da expresso olhos de ver? Relacione o seu sentido com a sua importncia em tempos de (Des)Informao. b) Mantendo o sentido do texto, escreva trs palavras que podem substituir, respectivamente, cleres, incrdulos e eivadas.

Questão 2
2024Português

(FUVEST - 2024) TEXTO PARA AS QUESTES 01 E 02 Tempo de nos aquilombar tempo de caminhar em fingido silncio, e buscar o momento certo no grito, aparentar fechar um olho evitando o cisco e abrir escancaradamente o outro. tempo de fazer os ouvidos moucos para os vazios lero-leros, e cuidar dos passos assuntando as vias, ir se vigiando atento, que o buraco fundo. tempo de ningum se soltar de ningum, mas olhar fundo na palma aberta a alma de quem lhe oferece o gesto. O laar de mos no pode ser algemas, e sim acertada ttica, necessrio esquema. tempo de formar novos quilombos, em qualquer lugar que estejamos e que venham dias futuros, salve 2020 A mstica quilombola persiste afirmando: a liberdade uma luta constante. Conceio Evaristo. Jornal O Globo, 31/12/2019. Considerando o enfoque do texto na denncia social, o eu lrico revela, predominantemente,

Questão 2
2024Matemática

(FUVEST - 2024) Uma padaria faz parte de um movimento que pretende combater o desperdcio de alimentos e vende com descontos seus produtos prximos data de vencimento. So montados trs tipos de kits: A (doces), B (salgados) e C (mistos). No momento da compra, um cliente deve indicar apenas uma preferncia entre os kits A, B ou C, mas receber um kit surpresa (A, B ou C), conforme a disponibilidade de produtos em promoo. Sabendo que 40% dos consumidores preferem o kit A, 30% preferem o kit B e 40% preferem o kit C e que a probabilidade de um cliente ter a sua preferncia atendida de 80% para o kit A, 90% para o kit B e 70% para o kit C, responda: a) Qual a probabilidade de um cliente no ter a sua preferncia atendida? b) Dois amigos fazem uma compra cada um, indicando preferncias distintas entre si. Qual a probabilidade de ambos terem as suas preferncias atendidas? c) Um cliente teve a sua preferncia atendida. Qual a probabilidade de que ele tenha pedido o kit B?